Pastoral da Crisma

“Accipe signaculum doni Spiritus Sancti”

O Sacramento da Crisma ou Confirmação é o terceiro sacramento da iniciação Cristã, ministrado pelo Senhor Bispo a todos aqueles que desejam confirmar sua fé, reforçar os laços criados no Batismo com Deus.
Este sacramento antigamente era ministrado juntamente com o batismo ao Neófito (novo adepto de uma doutrina), mas com o crescimento das paróquias e dioceses, foi separado do Batismo, configurando assim sua impressão como Confirmação da fé Católica.
Hoje, chegando o jovem na chamada idade da razão (aquela onde se entende que o jovem já possui discernimento sobre seus atos) é acompanhando e encaminhado para a formação catequética na Pastoral da Crisma, onde em conjunto com outros jovens de sua faixa etária irá receber os ensinamentos da vida Cristã e viverá a efusão do Espírito Santo.
No decorrer da catequese também viverá de maneira mais intima e profunda o amor de Cristo por cada um de nós, por cada um daqueles que se entregam de livre vontade ao Seu colo paternal.
Com esse derramar das graças do Espírito Santo, o jovem fortalece seus dons recebidos no Batismo, quais são: Sabedoria e Inteligência, Conselho e Fortaleza, Ciência e Piedade e o Santo Temor ou Temor de Deus.
Como efeito, ainda, a Confirmação produz o Crescimento e Aprofundamento da graça batismal: enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos faz dizer “Abba, Pai” (Rm 8,15); une-nos mais solidamente a Cristo; aumenta em nós os dons do Espírito Santo; torna mais perfeita nossa vinculação com a Igreja; Dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz.

Se você se motivou a conhecer e viver essa experiência, entre em contato conosco e se informe em como iniciar sua formação para confirmar sua fé Católica e Cristã.

Comunidade N.Sa. Candelária: Renato- tinhho@bol.com.br
Comunidade N.Sa. Carmo: Jéssica- aragao.jeh@gmail.com
Comunidade N.Sa. Fátima: Bruno- bruno4592@gmail.com
Comunidade S. Coração de Jesus: Mazzá- m-deyse@hotmail.com

Coordenação Paroquial: Harley- harley.dotti@terra.com.br

“Recebe, por este Sinal, o selo do Espírito Santo, o dom de Deus.”[1]



[1] Conforme o Catecismo da Igreja Católica. Edição Típica. Ed. Loyola, 1997.