terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Missão Dehoniana Juvenil – Um jeito jovem de anunciar a Cristo

O envio missionário que Cristo faz aos apóstolos, para que a Boa Nova fosse anunciada por todos os tempos, é o mesmo convite que Cristo nos faz nos dias de hoje. É pelo batismo que nos tornamos corresponsáveis pela tarefa de anunciar e espalhar o Evangelho de Cristo por todos os cantos de nossa Terra, e a todas as pessoas que encontrarmos.
É assumindo esse convite que foi criada a MDJ (Missão Dehoniana Juvenil), ela é um projeto da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos), padres esses que também assistem a nossa Paróquia de Nossa Senhora da Candelária.
A MDJ, como o próprio nome já diz, é uma missão feita por jovens, porém destinada a pessoas de todas as idades. A proposta da MDJ é motivar e animar a vida de uma paróquia com suas comunidades. E quem entende melhor de animação do que a juventude?
Durante o mês de janeiro, jovens de vários estados de nosso país, vão até a paróquia que recebe a Missão - a etapa 2011-2013 da MDJ está acontecendo na cidade de Lavras-MG - e proclamam as maravilhas que o Senhor tem realizado em nossas vidas.
Não estiveram lá somente, estudiosos, teólogos, padres, fratres e seminaristas. O que torna a MDJ um projeto especial e interessante é a participação de jovens leigos, que anunciam bem mais que a teoria e sim, testemunham a experiência pessoal que fizeram com Cristo.
O Beato João Paulo II, que tanto amou a juventude, em sua belíssima Carta aos Jovens, nos dizia “Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo”.
O lema da Jornada Mundial da Juventude de 2013, a ser realizada em nosso país, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” é um convite missionário que a Santa Igreja, inspirada a luz do Evangelho nos faz. Devemos ter a coragem de sair de nossos lares e anunciar o Evangelho a todos.
E não pense que você precisa começar saindo de sua casa e indo anunciar a Cristo na Finlândia. Podemos e devemos começar anunciando as pessoas que nos cercam. Você já pensou em ser missionário na sua escola? No seu grupo de amigos? Com seus vizinhos? Ou ainda aquela que talvez seja a mais difícil das missões anunciar e viver segundo o Evangelho na sua casa, com seus familiares.
Todo cristão batizado é convidado a assumir a responsabilidade de colaborar com o Reino dos Céus, e um dos meios para que o Reino dos Céus esteja no meio de nós, é fazendo que o maior número de pessoas conheça a Palavra de
Deus e tenham a oportunidade de vivenciar um momento de profunda intimidade com o Pai que tanto nos ama. E que tendo esse momento com o Senhor, sejam capazes de largar suas redes na beira da praia e ‘avançar para águas mais profundas’.
O tema da MDJ desse ano foi “Aprender de mim que sou manso e humilde de coração”, o convite que Cristo nos faz de aprender dele, levou os nossos missionários a uma atitude de aprendizado diante das graças que Deus foi colocando em nossos caminhos. A cada casa visitada, mais do que ensinar a Palavra e os mistérios de Cristo em nossas vidas, a cada família visitada, a cada história conhecida, a cada graça concedida, aprendíamos que por mais que achávamos que estávamos preparados para a missão, Deus na sua humildade e misericórdia nos ensinava que Ele age no seu tempo. E que sempre TODOS temos o que aprender com o Cristo manso e humilde, que nos surpreende a cada ensinamento.
A experiência de ser missionário é um exercício de coragem, por enfrentar os desafios que são próprios da missão, e também de entrega nos Braços e desígnios do Senhor que nos aponta quais são as trilhas que devemos percorrer, mesmo elas sendo até desconhecidas para nós.
Faço-lhe um convite jovem, que tal transbordar toda a alegria de ter uma vida transformada por Jesus Cristo, na pessoa de nossos irmãos? Que tal atender o chamado que Cristo nos faz, e anunciar a Boa Nova a todos?
Comece a sua missão, na sua casa, com seus amigos, na sua escola, trabalho, e em todos os lugares que você frequenta. E espero encontra-lo na etapa 2013 da Missão Dehoniana Juvenil em Lavras/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário